Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

O melhor texto no Workshop ESCRITA DE VIAGENS será publicado no FUGAS do Jornal PUBLICO


Nos dias 20, 21, 27 de Novembro, Filipe Mourato Gomes, jornalista de viagens, editor do portal Alma de Viajante e colaborador frequente da Fugas, vai estar na presente na RESTART e partilhar a sua experiência num workshop de 24 horas em que, para além dos conhecimentos apreendidos ao longo do workshop, o participante mais enpenhado vai poder partilhar uma viagem com todos os leitores da Fugas.

Isto porque o melhor texto saído do workshop ganha, precisamente, o direito a ser publicado nas páginas desta sua revista. O melhor trabalho desenvolvido ao longo desta formação, tem a publicação garantida no suplemento semanal "Fugas" do jornal Público.

Link:
http://fugaspublico.blogspot.com

O workshop Escrita de Viagens não se trata simplesmente de descrever uma viagem. É necessário planear cuidadosamente uma viagem na pele de repórter. Viajar com a consciência que escrever é um objectivo, e agir em conformidade no terreno. É ainda necessário transformar a vivência de uma viagem num escrito consistente e comercializável.

Dirigido a todos os que gostam de viajar e de escrever, aos que ambicionam entrar no mercado jornalismo de viagens ou fotografos que pretendam evoluir no processo de escrita de viagens, serão abordados diversos conteúdos desde o planeamento, às fases da escrita, trabalho de campo com o objectivo de recolher impressões para elaboração de uma pequena reportagem, etc..

Para mais informações contactar:
http://www.restart.pt

 

 

 

FORMADOR
Filipe Morato Gomes

É cronista de viagens freelance, fundador e actual editor do site Alma de Viajante. Nasceu no Porto, corria o ano de 1971, e costuma dizer que é um profissional difícil de definir - uma mescla de jornalista e fotógrafo de viagens, designer gráfico e viajante profissional. Sempre teve um fascínio pelo mundo da comunicação - da publicidade à fotografia, passando pelo design e, muito especialmente, pelo jornalismo. Gosta de pensar que o mundo é a sua casa.
Dedica-se, actualmente, a viajar - ofício a que, convenhamos, custa chamar profissão. Mas escreve e fotografa - coisa mais “digna” -, registos que vai publicando em revistas de viagens em Portugal e no Brasil, nomeadamente na revista FUGAS do jornal PÚBLICO – o seu parceiro português primordial. Em 2007, editou o homónimo livro “Alma de Viajante”, resultado final de uma volta ao mundo com 14 meses de duração. Já visitou mais de 80 países.

EQUIPAMENTO
Sala com projector, pcs com processador de texto.

HORÁRIO
10:00 - 13:00 / 14:00 - 19:00

VAGAS
16 Participantes
(mínimo 10)

PREÇO
Inscrição: 50 €
Geral: +170 €

comunidade restart: 20% desconto
Parceiros restart: 10% desconto
dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até à primeira semana antes do início